Bragança Paulista vacina cerca de 100 mil pessoas contra a Febre Amarela entre 2017 e 2018

Atualizado em: 18/01/2018

Prefeitura divulga ações da Secretaria de Saúde e intensifica campanhas de vacinação.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, divulga que de 2017 até o momento já vacinou 96.661 pessoas contra a Febre Amarela. Só no mês de janeiro, foram 12.152 pessoas imunizadas.

A intensificação nas ações de imunização e campanhas de vacinação tem sido realizada pela Administração Municipal desde o início de 2017 devido ao aumento de casos da doença na região. A campanha segue intensa em virtude de casos em cidades próximas, como Atibaia, Jarinu e Nazaré Paulista.

A Secretaria de Saúde realizou a vacinação casa a casa em 28 bairros da Zona Rural da cidade. E todas as Unidades de Saúde do Município estão realizando a vacinação, a população poderá procurar a unidade mais próxima da sua residência, são elas: Água Comprida, Águas Claras, Centro de Saúde, Casa de Jesus, CDHU, Santa Luzia, Vila Aparecida, Vila Bianchi, São Vicente, São Lourenço, Hípica Jaguari, Madre Paulina, Vila Davi, São Francisco, Henedina Cortez, São Miguel, Parque I, Parque II, Planejada I, Planejada II, Cidade Jardim, Arara dos Mori, Mãe dos Homens, Morro Grande da Boa Vista, Nilda Colli, Pedro Megale, Toró e Vila Mota.

Bragança Paulista segue aplicando a dose integral da vacina, não há fracionamento na cidade. A Prefeitura informa que todas as unidades estão abastecidas com as vacinas.

Nesta semana, os postos volantes estarão nos seguintes locais:

 

Dia 17/01 - Quarta-feira

- Manhã:         Feira de Livre do Lavapés e Praça Maria Sanches (Rua Humaitá) no bairro Santa Rita

- Tarde:            Praça Maria Sanches (Rua Humaitá) no bairro Santa Rita e Praça do Bairro Jardim São José

- Noite:            Parque dos Estados, em frente ao supermercado Mendonça

 

Dia 18/01 - Quinta-feira

- Manhã:         Paço Municipal e Mercado Municipal

- Tarde:            Praça Raul Leme e Escola Carlos Frederico no Jardim São Miguel

- Noite:            Feira de Artesanato do Lago do Taboão

 

Dia 19/01 - Sexta-feira

- Manhã:         Ciles do Bairro Águas Claras

- Tarde:            Praça do Jardim São Lourenço

 

No sábado (20/01), a ação seguirá intensificada, das 8h às 16h, e os pontos de vacinação estarão nos seguintes locais: Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck, Rodoterminal Urbano (Rodoviária Velha), Centro de Artesanato no Lago do Taboão, Centro de Saúde no Lavapés, UBS Vila Aparecida e EACS Planejada II. Para receber a dose da vacina não é necessário apresentar a carteira de vacinação, mas os interessados devem estar munidos com um documento de identificação.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores (mosquitos e afins), dentre os principais sintomas estão Febre de início súbito e alta, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas costas, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza, hemorragia e coloração amarelada da pele e do branco dos olhos.

Nesta campanha, o Governo Federal acatou a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendando que uma única dose da vacina contra a Febre Amarela garante imunidade por toda vida, não sendo necessário repetir a dose.

A vacina é contraindicada às pessoas alérgicos a ovo, gestantes, pessoas com câncer, Aids, HIV (neste caso necessário avaliação médica), pessoas com Artrite, Lúpus e Psoríase, pessoas que fazem uso de medicação biológica, menores de 9 meses de idade, uso de corticoide em dose elevada. Para estes casos, a recomendação é usar repelentes e evitar áreas de matas em regiões com casos da doença.

Para as pessoas que não possuem o comprovante da vacinação e não se lembram de terem tomado a vacina, a orientação é que, na dúvida, se imunizem contra a doença.