Profissionais de Enfermagem recebem treinamento prático para realizar Teste Rápido

Atualizado em: 06/02/2018

Enfermeiros receberam treinamento prático para realizar Teste Rápido de HIV, Hepatite e Sífilis

Na manhã da última segunda-feira, 29, os profissionais de Enfermagem das Unidades de Saúde da Atenção Básica participaram de um treinamento promovido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Na ocasião, os nove enfermeiros presentes receberam treinamento prático para realizar Teste Rápido, com a coordenadora do CTA, a psicóloga Patrícia de Mello Zaitune e a enfermeira Luzia Toledo Goto.

A Secretaria Municipal de Saúde, a partir desse treinamento, começará uma campanha de prevenção para o Carnaval 2018. Os interessados em realizar o teste deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

O Teste Rápido é uma importante ferramenta para a prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis como, por exemplo, HIV, Hepatite e Sífilis. Sua vantagem está na rapidez do resultado, entre 30 minutos e uma hora. Caso a infecção seja comprovada, o paciente recebe a orientação necessária e é encaminhado para o serviço de saúde, onde terá o acompanhamento adequado.

O diagnóstico precoce, permite que o paciente comece o tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. A recomendação é que todas as pessoas com vida sexual ativa realizem esse teste, salientando que o sigilo pré e pós-teste é garantido.