UPA Bom Jesus apresenta resultados positivos em 2017

Publicado em: 01/02/2018

No último ano, a unidade de saúde atendeu mais de 60 mil pessoas.

Em coletiva de imprensa realizada no Gabinete do Executivo do Palácio Santo Agostinho, nesta quinta-feira, 31, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou a prestação de contas do primeiro ano de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bom Jesus.

Desde sua reabertura, há um ano, a UPA Bom Jesus atendeu 63.500 pessoas, em média 190 pacientes por dia. Para servir a população, o hospital conta com dois pediatras de plantão, sendo um de dia e outro de noite, três clínicos gerais de plantão, dois de dia e um a noite. Outro serviço é a entrega de medicamentos, para início imediato do tratamento, daqueles pacientes atendidos aos finais de semana.

Para um atendimento eficiente, a Unidade de Saúde conta com 76 servidores, dos quais 26 são médicos, 21 profissionais de enfermagem e 29 profissionais (Administrativos, Técnico de Radiologia, Serventes, Farmacêuticos e Motoristas).  O Centro de Especialidades, que funciona no Complexo Bom Jesus, atende com hora marcada durante o dia.

A Secretaria de Saúde informou que está em fase final a instalação do segundo aparelho de raio x, para atender com mais rapidez as demandas da unidade. Outros investimentos estão acontecendo no prédio para melhorar a estrutura física como, por exemplo, banheiros acessíveis, mais salas de atendimento médico e reposição de funcionários nas áreas necessárias.

A UPA Bom Jesus atende a população bragantina residente na Zona Norte da cidade, aproximadamente 60 mil habitantes, que podem ser atendidos mais próximo de suas casas, diminuindo o atendimento da UPA Vila Davi e Santa Casa. De acordo com o Ministério do Planejamento, as UPAs tem o poder de resolver grande parte das urgências e emergências, sendo que 97% dos casos são solucionados na própria unidade. A UPA Bom Jesus funciona 24 horas por dia, os sete dias da semana.