Prefeitura oferece treinamentos de natação para pessoas com deficiência

Atualizado em: 19/02/2018

Os interessados em participar das aulas podem realizar as inscrições na Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer. 

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer (SEMJEL), a fim de desenvolver a autonomia de pessoas com deficiência em momentos de lazer que envolvem contato com a água, desenvolve na Piscina Municipal Maria Astrid Dubard treinamentos de natação.

Para participar desse treinamento, os interessados devem realizar a inscrição na sede da SEMJEL, localizada na Avenida dos Imigrantes, nº 3237, no bairro do Lavapés. Após a inscrição, a Secretaria envia toda a documentação para a equipe da Piscina Municipal para uma avaliação dos laudos médicos e dos documentos, tornando assim a prática do esporte melhor assistida e desenvolvida para cada necessidade.

As aulas de natação acontecem de segunda a sexta-feira, na parte da manhã, das 8h às 11h, e na parte da tarde, das 14h às 18h. Há quatro professores para realizar o acompanhamento e treinamento dos atletas e dois estagiários que trabalham no apoio aos alunos com pouca mobilidade, na entrada e saída da piscina e nos vestiários para auxiliar na troca de roupa antes e após o treinamento.

Nos dias 23 e 25 de fevereiro, paratletas do município disputarão a etapa São Paulo do Circuito Paralímpico de Natação, desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Este trabalho é realizado em conjunto com o Instituto Daniel Dias e já apresenta bons resultados, tendo em vista que Bragança Paulista está entre as três melhores equipes paralímpicas do país. A idade média dos praticantes de natação PCD é de 6 a 20 anos e alguns adultos, atletas e iniciantes, que possuem alguma dificuldade física, visual, intelectual e associadas a audição.