Guardas Civis Municipais realizam aula prática e recebem certificados do Curso de Cinofilia

Atualizado em: 20/03/2018

Com o curso, GCMs podem aperfeiçoar técnicas e garantir melhorias para a segurança policial.

Na última sexta-feira (16/03), os doze Guardas Civis Municipais que atuam no Canil da GCM de Bragança Paulista (5), Guarulhos (4) e Socorro (3) participaram de uma aula prática da disciplina de Trabalho Social do “1º Curso Básico de Cinofilia de Cães de Polícia”, com apresentação dos cães na Escola Sesi de Bragança e encerraram o curso recebendo o certificado de participação.

Com carga horária de 40 horas, o curso foi realizado de 12 a 16 de março no Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade - CISEM, tendo por objetivo oferecer instruções básicas de adestramento de cães nas forças policiais, além de assuntos que envolveram o estímulo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos animais.

O “1º Curso Básico de Cinofilia de Cães de Polícia” foi ministrado pelos convidados Esdras Lucas de Souza, integrante do Canil da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, e Ivaldemir Cordeiro Louback (Polaco), ex-integrante do Canil Central da Polícia Militar do Estado de São Paulo e credenciado pela Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC desde 2008. O curso foi dividido entre as disciplinas:  aprendizado canino, bem-estar animal, faro, guarda e proteção, formação de mordida, figuração e trabalho social com cães.

Como aula prática da disciplina de “trabalho social com cães”, os envolvidos nessa formação estiveram na Escola Sesi de Bragança, realizando apresentação do cão de faro, que é destinado à busca de pessoas. Para demonstrar as aptidões do cachorro foi feita uma simulação, onde o cão localizou uma aluna.