Segurança Pública de Bragança Paulista poderá contar com o serviço “Detecta”

Publicado em: 20/03/2018

Secretaria Estadual de Segurança Pública coloca sistema inteligente de monitoramento criminal à disposição da Administração Municipal. 

Nesta segunda-feira (19/03), a Administração Municipal participou de uma reunião na Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo com o objetivo de buscar melhorias junto ao Estado para o policiamento na cidade.  

O encontro contou com a presença dos membros do Executivo prefeito Jesus Chedid, vice-prefeito Amauri Sodré, Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Bertin, dos vereadores Beth Chedid (Presidente da Câmara), Ditinho Bueno, Sidiney Guedes, Rita Leme e Cláudio Moreno, além do parlamentar Deputado Estadual Edmir Chedid.

Na pauta, assuntos como falta de equipamentos, viaturas e armamentos para atender a cidade, e o serviço do 190 para Bragança Paulista, cujo atendimento é realizado em Campinas e, para os parlamentares, não está sendo efetivo o atendimento à população. 

O policiamento de Bragança Paulista poderá contar, em breve, com o Detecta, sistema inteligente de monitoramento criminal, colocado à disposição pela Secretaria Estadual. Segundo a Secretaria de Estado, “além do monitoramento das câmeras, o Detecta reúne o maior banco de dados de informações policiais da América Latina. Estão integrados ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran. Os dados reúnem informações e fotos de criminosos procurados, cadastro de pessoas desaparecidas, dados sobre a situação de veículos, se estão com os documentos em ordem, se foram furtados, roubados ou clonados”. Diante do anúncio, a Prefeitura de Bragança Paulista preparará o ofício solicitando a instalação do sistema para encaminhar à Secretaria de Estado.

Em relação à Defesa Civil, a Secretaria Estadual estudará a possibilidade de pleitear um Caminhão Pipa ou Auto Bomba junto ao Corpo de Bombeiros para que fique à disposição da Prefeitura de Bragança, na secretaria de Segurança e Defesa Civil, atendendo às demandas da Coordenadoria da Defesa Civil e como auxílio no combate ao fogo em matas.