Núcleo de Apoio à Saúde da Família é apresentado na Câmara Municipal

Publicado em: 04/04/2018

Foi apresentado, na tarde da última terça-feira, 3, na 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A apresentação foi feita pela professora de educação física Adriana Batista, que trabalha há 4 anos no local.

O NASF foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2008, com objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, abrangência e o alvo das ações. Em Bragança Paulista, o programa é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para prevenção e promoção da saúde pública.

Durante a apresentação, foram expostos dados referentes ao programa. No município, o Núcleo conta com três equipes para atender 24 unidades da Estratégia Saúde da Família, sendo 16 profissionais distribuídos nas áreas de educação física, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, assistência social e fisioterapia. Neste primeiro trimestre, foram 3.174 atendimentos individuais e 880 ações de atendimento coletivo.

As atividades desenvolvidas são consultas individuais, visitas domiciliares, atividades físicas, hidroginástica, oficinas terapêuticas, tabagismo, palestras educativas, grupos semanais de qualidade de vida e eventos comemorativos. O público-alvo são gestantes, puericultura (acompanhamento do desenvolvimento infantil), crianças, adolescentes, adultos e idosos.