Administração Municipal realiza palestra com o tema “Combate ao Bullying”

Publicado em: 06/04/2018

O evento reuniu profissionais da educação e população interessada no assunto.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na noite da última quinta-feira, 5, a palestra “Combate ao Bullying” aos servidores da SME e população interessada, no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno – NAPA.

O evento teve início com uma intervenção teatral sobre o bullying, logo após uma palestra foco jurídico e comportamental e finalizou com uma roda de conversa. Os palestrantes dessa formação foram Eduardo Toledo, administrador de empresas, ator teatral, pós-graduando em psicopedagogia, proprietário da Bliss Consultoria e sócio do site www.combateaobullying.com; e Gabriela Montagnana, advogada titular, professora da Faculdade de Extrema (FAEX), especialista em direitos difusos e coletivos na Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.

A Secretaria Municipal de Educação salientou que o objetivo dessa palestra foi sensibilizar e ampliar o olhar para o outro, capacitando os profissionais da rede para correta interpretação desse assunto tão importante que é o bullying. Destacando que esse tipo de ação permite que os educadores tenham condições de diagnosticar o problema, implementar e disseminar campanhas de educação dentro das escolas e na sociedade.

Durante toda a semana foram desenvolvidas diversas atividades referentes ao tema como, por exemplo, palestras e teatros, envolvendo os educadores, profissionais que atuam nas escolas, comunidade e alunos da rede municipal de ensino. A instituição da Semana Municipal de Conscientização sobre o Combate ao Bullying foi instituída por meio da Lei Municipal nº 4573/2017.

Eduardo Toledo, um dos palestrantes, expôs que o bullying é uma ação que só acontece se for repetitiva, logo, os professores, educadores e funcionários das escolas, precisam adotar medidas durante todo o ano, pois a prevenção também precisa ser repetida. Durante a palestra ele falou sobre o conceito legal da Lei nº 13.185, que foi sancionada em 2015, o aspecto comportamental, métodos de prevenção e como registrar esses fatos para que não haja incidência dessa prática nas escolas.

Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação Kátia Daidone, que representou também o Prefeito Jesus Chedid e o Vice-prefeito Amauri Sodré, a vereadora Beth Chedid, a Chefe da Divisão Técnico Pedagógica, Carla Alves, a responsável pelo NAPA, Viviane Tavella, a formadora do NAPA, Rosmeri Silva de Almeida, o vereador Ditinho Bueno e o Diretor do Instituto Federal de Bragança Paulista, Maurício Costa Carreira.