Bragança Paulista recebe 1ª etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas neste domingo

Publicado em: 20/04/2018

No próximo domingo, 22, a partir das 8h, Bragança Paulista receberá a 1ª etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, a fase amarela, na Marina Estância Confiança. Esse evento conta com o apoio da Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais da Juventude, Esporte e Lazer, de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente. Aqueles que tiverem interesse em assistir a esse campeonato, a entrada é gratuita, só é cobrado o estacionamento.

  outras duas etapas, azul e verde, também serão realizadas na Marina Estância Confiança, nos dias 23 de setembro e 25 de novembro. O tema deste ano será: Meio Ambiente Sustentável, com o intuito da conscientização e preservação do meio ambiente, integrado à prática esportiva.

Segundo o organizador do evento, André Luiz Leite, além do turismo de esporte, esse evento traz também a conscientização de que “se não preservar não vai ter onde nadar. Pensando no cuidado com as águas, juntamos quase uma tonelada de garrafas pets e plásticos para a confecção de troféus e medalhas, com isso estamos tirando uma quantia significativa de materiais que poderiam parar nos rios”.

Nesta primeira etapa, participarão cerca de 300 atletas de todo país, em circuitos de 250, 500, 1000 e 2000 metros de braçadas. As modalidades são divididas por faixa etária, de acordo com a Federação Internacional de Natação (FINA), e metragem. As novidades para este ano serão as disputas de 3000m (a primeira prova do torneio) e a competição Kids de 50m.

As provas serão realizadas em circuitos sinalizados por três ou mais pontos que deverão ser contornados pelos nadadores. O trajeto das provas se inicia e termina em pontos pré-determinados. Durante a competição serão permitidas apenas as embarcações de árbitros e os autorizados na área onde acontecerão as provas.

O Circuito Paulista de Águas Abertas é uma travessia de águas abertas praticadas em oceanos, rios, lagos e represas, com distâncias arbitradas de acordo com os locais de realização. O campeão do circuito será aquele que somar mais pontos nas três etapas. Para mais informações, o site do evento é: https://www.circuitodeaguasabertas.com.br/.