COAPES de Bragança Paulista é modelo para outras cidades

Publicado em: 24/04/2018

O Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) é firmado entre instituições de ensino e gestores do Sistema Único de Saúde.

Na última segunda-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu os representantes da Fundação Municipal de Saúde, da cidade de Rio Claro. O objetivo dessa visita foi conhecer a operacionalização, documentação e as unidades que foram inseridas pelo Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) do Município de Bragança Paulista.

Os representantes de Rio Claro foram a enfermeira e Diretora da Gestão SUS, Eleny Almeida, a Assistente de Gestão Municipal do Núcleo de Educação e Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (NESTD), Bruna Oliveira e o Gerente Enderson Carvalho.

Eleny Almeida contou que conheceu o trabalho desse Contrato Organizativo no 32° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, ocorrido na última semana na cidade de Rio Claro. “Como Bragança é referência no COAPES, nos acolheu e ofereceu ajuda, viemos aqui para buscar ferramentas para dar segmento em Rio Claro”, concluiu.

Após o término da visita, ela disse que ficou muito satisfeita com o Programa e parabenizou a organização e a equipe multidisciplinar (alunos e professores) da Unidade Estratégia Saúde da Família São Francisco de Assis.

O COAPES é um contrato entre instituições de ensino e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), com o intuito de aprimorar a relação entre eles e possibilitar melhores condições de inserção de estudantes nos serviços de saúde, reunindo regras, contrapartidas e demais compromissos pactuados. Suas diretrizes foram publicadas pelo Ministério da Saúde e da Educação por meio da Portaria Interministerial n° 1.127 de 06 de agosto de 2015.

Os municípios de Atibaia, Bragança Paulista (coordenador), Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Piracaia, Socorro e Vargem, compõem o COAPES Regional. As instituições de ensino participantes são Universidade São Francisco (USF), FESB, FAAT, Nova Biotec e Escola Madre Paulina.