Prefeitura orienta encaminhar moradores em situação de rua para Centro POP

Atualizado em: 08/05/2018

Serviço do Centro POP é realizado periodicamente nas ruas das cidades. Ajuda da população possibilita trabalho mais intenso da Administração 

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e do Centro de Referência Especializado em População de Rua (Centro POP), segue com trabalhos visando atender as pessoas em situação de rua. São diversos serviços oferecidos pelo Centro POP, desde encaminhamento para consultas, retirada de 2ª via de documentos, inserção no mercado de trabalho, auxílio para voltar a cidade de origem, entre outros. 
 
Na última quinzena, entre 23 a 27/04/2018 e 02 a 04/05/2018, o Centro POP abordou 95 pessoas em situação de rua. Na sede do Centro, foram atendidas outras 144 pessoas. Além disso, a SEMADS concedeu 49 passagens de ônibus, possibilitando o retorno à cidade natal, e 09 pessoas foram encaminhadas para albergue. 
 
O Centro POP é um espaço de referência para o convívio em grupo, com acompanhamento e atendimento psicossocial, investigação social, identificando as relações familiares e promovendo o retorno desse vínculo para que essas pessoas saiam das ruas. No local, também são oferecidos café da manhã, café da tarde e banho.
 
Desde o ano passado, a ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde, Ação e Desenvolvimento Social e Segurança e Defesa Civil tem atuado fortemente nas ruas da cidade, identificando indivíduos, encaminhando pessoas à suas cidades de origem, orientando e tomando todas as medidas cabíveis para ajudar essa população.
 
A Prefeitura orienta os munícipes que, ao invés de dar esmolas, doar produtos ou alimentos,  encaminhe as pessoas em situação de rua aos serviços da SEMADS. 
 
Para solicitar uma equipe de Abordagem Social em qualquer ponto da cidade, basta entrar em contato com o Centro POP, pelo telefone (11) 4032-6400 ou se dirigir ao Centro, localizado na Avenida Doutor Adriano Marrey Junior, 967, na Penha.