Prefeitura realiza serviços de limpeza e manutenção para o combate às enchentes

Publicado em: 18/05/2018

Enquanto trabalha na busca de recursos para obras mais complexas, Administração realiza serviços pontuais.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços, vem realizando diversas melhorias, desde o início da gestão, no combate às enchentes que aconteceram no município. Enquanto segue com tratativas junto ao Ministério das Cidades para viabilizar recursos na ordem de 30 milhões de reais, a Administração, por meio da Secretaria Municipal de Serviços, segue realizando o trabalho na cidade.

Na Avenida Alberto Diniz foi feita toda a limpeza com máquinas no ribeirão do Jardim Califórnia e do ribeirão que vai até a saída para Itatiba. Nesses locais, foi criada uma travessia com aumento da tubulação, dando vazão maior para as águas, evitando as enchentes que estavam acontecendo na Alberto Diniz.

Todo o ribeirão que desce da cabeceira do lago, até a Avenida Juscelino Kubitschek, na Vila Bianchi, foi limpo. No ribeirão Anhumas, que sai do Palácio Santo Agostinho até o Lavapés, a limpeza foi feita manualmente. De lá, foram retirados vários caminhões de entulhos como mato, sujeiras em geral e até colchões.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços, a partir da iniciou-se um grande projeto de canalização e combate à enchente através da Secretaria de Obras. Paralelo a isso, a Secretaria de Serviços, realiou alguns trabalhos”. Na Rua Luigi Picarelli, foi feita uma grande tubulação de 60 e 80 cm, vários ramais de 40 bocas de lobo e drenagem das nascentes que infiltrava na pista. O lago que existe ali será usado como um piscinão para a contenção das águas durante a chuva.

Serão confeccionadas mais duas caixas de contenção para conter todo o assoreamento, uma próxima ao estabelecimento "Padoka" e a outra na rotatória São Francisco, que receberá toda a água que vem do Lago dos Padres.

Em conjunto com a Sabesp, foi feita uma ação de retirada de tubos, principalmente perto da antiga padaria Estância, que resolveu o problema de enchentes na Vila Malva. Os problemas na Rua Jerônimo Martin Carreteiro será resolvido também em parceria da Secretaria de Obras com a de Serviços, onde será confeccionada uma grande tubulação que começa na antiga Estância e vai até a Travessa Imprensa. Nesse local, será feito um tipo de bypass(um caminho alternativos para que as águas cheguem ao caminho principal), para impedir toda enchente que acontece na Avenida José Gomes da Rocha Leal.

Toda a região da Igreja Santa Terezinha despeja água na Rua Dr. Freitas, para conter esse fluido foi feita uma tubulação de 60 centímetros de diâmetro e mais de 120 metros de comprimento, com várias caixas para evitar que os comércios do local sejam atingidos pela enxurrada.

Já na Avenida Virgílio Carvalho Pinto, na Planejada I, foi feita a limpeza e troca das antigas tubulações, para assim sanar os graves problemas de alagamento dos locais.

A Administração conta com duas equipes de limpeza de bueiros, e realizou a limpeza das bocas de lobo da cidade e mantém limpo através dos arrastões de limpeza que são realizados semanalmente.