Administração Municipal realiza curso para melhorar atendimento de saúde no SUS

Publicado em: 21/05/2018

Capacitação visa qualificar os atendentes das unidades de saúde a recepcionar e acolher os usuários que procuram atendimento no SUS.

Na tarde da última quinta-feira (17/05), a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Escola Permanente de Governo, em parceria com a Universidade São Francisco – USF, ofereceu a 40 servidores, que atuam no setor de atendimento ao usuário do SUS, o curso “Qualidade no Acolhimento ao Usuário da Saúde – Módulo I”.

O curso foi realizado no Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB. A responsável por ministrar a capacitação, com duração de quatro horas, foi a professora Denise de Souza Ribeiro. “Nosso objetivo é abordar a importância da qualidade e de assistência ao usuário da saúde, com olhar interdisciplinar. Essa é a segunda experiência no município e tenho certeza que consegui agregar bastante conhecimento aos funcionários”, disse a professora Denise.

Na ocasião, foi realizada uma breve apresentação das principais características do SUS, considerações sobre ética e questões legais, as relações sociais em seus diversos espaços, habilidade e competências de um recepcionista, qualidade, formas e considerações sobre atendimento, excelência no acolhimento ao usuário e como portar-se diante de situações inesperadas.

Na abertura, foi aplicado aos participantes um pré-teste, com o objetivo de caracterizar o perfil da população alvo, captar suas percepções sobre habilidades pessoais, êxitos e dificuldades de trabalho e, especialmente, percepções sobre os assuntos técnicos sobre o conceito de humanização. Ao final da aula, os servidores responderam um pós-teste para comparação de dados e subsídio da lista de frequência e orientações finais.

Na próxima quinta-feira (24/05), será realizado o módulo II deste curso, aos servidores presentes nesta quinta-feira e aos que realizaram a capacitação em dezembro de 2017.