Administração Municipal leva Maio Amarelo para as escolas

Publicado em: 23/05/2018

Alunos da E. M. Dr Jorge Tibiriçá recebem palestra sobre Segurança no Trânsito

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, desenvolveu nesta terça-feira,(22/05) palestra sobre Segurança no Trânsito referente a Ação Maio Amarelo.

A primeira escola visitada foi a E M Dr. Jorge Tibiriça, para alunos do 1º,2º e 3º ano do Ensino Fundamental. O palestrante Edson Carlos Ribeiro, agente de trânsito ofereceu aos alunos orientações através de vídeo e conversas sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de segurança no trânsito e praticar atos de cidadania, como atravessar sempre na faixa de pedestres, utilizar cinto de segurança, manter crianças no banco de trás e utilizar cadeirinhas, não atravessar ruas correndo sem os devidos cuidados, devendo estar ao lado dos pais ou responsável entre outros assuntos relacionados à prevenção.

Para a diretora Silvana, a palestra foi objetiva e os alunos puderam aprender sobre a mobilidade urbana segura. Ela acredita que com isso, levarão conhecimento aos seus pais. “Os alunos puderam dialogar com o agente de segurança e ouvimos relatos das crianças sobre as infrações de trânsito que eles percebem nos condutores de veículos na própria família, como avançar a faixa de pedestre, passar sinal vermelho, entre outros. Com certeza conversarão com seus pais, inclusive cobrando para que não cometam estes abusos, e tiveram também a oportunidade de ficar mais próximos aos agentes de trânsito, que no dia a dia procuram oferecer mais segurança aos alunos nas portas das escolas.” Concluiu a diretora.

As palestras nas escolas municipais estão contidas na Ação referente ao Maio Amarelo que tem parceria com o DETRAN no Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Além das atividades curriculares da Secretaria Municipal de Educação, que divulga os trabalhos sobre a Segurança no Trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) reforça as orientações com palestras em algumas escolas do município.

A Administração, por meio da SMMU, pretende criar um Núcleo de Educação e vários cursos de formação de professores com materiais pedagógicos de ações e educação para o trânsito que são disponibilizados pelo DETRAN-SP e desenvolver as ações durante o ano todo nas escolas municipais. A próxima palestra será na Escola Municipal Prof. Maria Ignéia Morales Garcia , nesta quinta-feira (24/05) às 10h30.