Alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro realizam plantio e montagem de horta

Publicado em: 24/05/2018

Atividade faz parte da grade curricular do curso, que conta com aulas teóricas e práticas

 

Na última terça-feira (22/05), os alunos matriculados no Programa Jovem Agricultor do Futuro, criaram uma horta nas dependências do Posto de Monta. A iniciativa é parceria da Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Agronegócios, o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Bragança Paulista. 

O curso oferece aulas teóricas e práticas, como parte da grade curricular os alunos aprenderam sobre adubação, preparo da terra, preparação das mudas, alinhamento do plantio e o plantio. Os jovens estão plantando as seguintes mudas: couve folha, brócolis, couve-flor, rúcula, almeirão, salsinha, cebolinha, alface crespa, alface mimosa, alface americana, alface lisa, coentro, espinafre, agrião e escarola. Além disso, ainda serão plantados seis pés de frutas e árvores nativas e um canteiro de flores.

O Programa Jovem Agricultor do Futuro proporciona para cerca de 35 jovens, entre 14 e 17 anos, a educação profissional necessária ao trabalho em todas as atividades do meio rural. Os conteúdos que aprenderão ao longo do curso são: informática, promoção da saúde, noções de recursos humanos, manejo de animais, horta, pomar, técnicas de plantio, entre outros. Essa capacitação tem carga horária de 600 horas, teve início em março e a previsão de término é em novembro.