Pássaros silvestres são apreendidos em fiscalização da Prefeitura e Polícia Ambiental

Publicado em: 11/06/2018

Na manhã desta segunda-feira (11/06), a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Divisão de Bem Estar Animal (DIBEM), em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, realizou a fiscalização e apreensão de pássaros silvestres mantidos em cativeiro.

Na ocasião, em uma das residências fiscalizadas foram apreendidas 5 aves, sendo quatro Trinca-ferro e um Coleirinho. O proprietário possuía uma listagem que constava mais seis aves com anilhas, porém, só foi encontrada uma, com isso o infrator deverá providenciar a baixa das outras aves presentes no documento junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No prazo de quinze dias, os fiscais retornarão para averiguar se a baixa foi realizada.

O infrator foi autuado e deverá pagar quinhentos reais por pássaro apreendido, foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 2.500,00. Em 21 de dezembro de 2018, o autor do fato deverá comparecer na sede da Polícia Militar Ambiental, em Atibaia, para exercer o direito à defesa. As cinco aves apreendidas serão encaminhadas para o Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, para avaliação, reabilitação e posterior soltura.

A ação ocorreu na Estrada Municipal Octávio Antônio de Sousa, no bairro Biriçá do Campinho, e foi acompanhada pelo Chefe da DIBEM, o Médico Veterinário Alcides Daniel Del Vechio, e os Cabos da Polícia Militar Ambiental, Marcus Petrella dos Santos e Eduvaldo Antônio de Carvalho.

A Prefeitura ressalta que as ações de fiscalização são contínuas e orienta a população a denunciar quaisquer atividades ilícitas relacionadas à fauna silvestre. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está situada no Parque Luiz Gonzada da Silva Leme (Jardim Público), rua Madre Paulina, e o telefone é (11) 4033-1870.