Vigilância Epidemiológica recebe visita de professores e alunos de escola estadual do município

Publicado em: 14/06/2018

 O objetivo da visita foi conhecer e coletar dados sobre as ações de controle de escorpiões do município.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na tarde desta quarta-feira (13/06) a visita de professores e alunos da Escola Estadual Dr. Sílvio de Carvalho Pinto Júnior na Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças. A atividade teve o objetivo de conhecerem e coletarem dados sobre as ações de controle de escorpiões do município.

A escola participará da Feira de Ciências de Bragança FeCIBRA, realizada pela Diretoria de Ensino da Região. Verônica Zíngaro, professora de matemática, conta que a ideia de abordarem a campanha realizada na cidade surgiu através dos panfletos de divulgação distribuídos pela prefeitura e publicações em jornais.

Na oportunidade, as alunas Maria Vanessa e Lídia Trindade e as professoras Ana Oliveira e Verônica Zíngaro puderam conhecer como funciona as ações de controle, os tipos de escorpiões, os materiais utilizados na captura, os trabalhos educativos realizados em escolas municipais através do programa “Vigilância em Ação” e o aquário onde os bichos capturados ficam em quarentena.

Agradecemos a atenção e ajuda da equipe da Vigilância Epidemiológica. A visita foi importante e superou nossas expectativas quanto as informações obtidas”, disse Ana Oliveira.

O trabalho de controle dos escorpiões é feito casa a casa, pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica, a fim de orientar a comunidade sobre as formas de prevençãoEm 2017, a Vigilância Epidemiológica realizou 10.035 visitas, em 33 bairros do município. Já em 2018, até o momento,foram 29.711 residências visitadas pelos agentes, em 58 bairros.

Caso o morador encontre um escorpião, a Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças orienta a entrar em contato pelo telefone (11) 4034-4144.