Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20 em Bragança classifica equipes para o Mundial

Atualizado em: 25/06/2018

A campeã por equipes foi a Orcampi Unimed de Campinas (SP), seguida do SESI (SP) e da EMFCA (RJ).

Bragança Paulista recebeu o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20 entre os dias 22 e 24 de junho, a competição foi realizada no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo – CNDA. O Campeonato faz parte do Programa de Competições Caixa, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro, com organização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Paulista de Atletismo (FPA), com apoio da Prefeitura da Estância de Bragança Paulista.

A disputa gerou índices de qualificação para os atletas participarem do Mundial Sub-20, na Finlândia, de 10 a 15 de julho. Segundo informações do CBAt, neste domingo duas atletas alcançaram os índices: Letícia Lima (CT Piauí-PI), 200m, e Micaela Rosa de Melo (UCA-SC), 100 m com barreiras. Antes, cinco atletas já haviam se qualificado: Gabriela Mourão (Futuro Olímpico-RJ), 100m Isabel Demarco de Quadros (IEMA São Caetano-SP), salto com vara Tiffani Marinho (Orcampi Unimed-SP), 400m Chayenne Pereira da Silva (EMFCA-RJ), 400m com barreiras e Ana Caroline da Silva (APCEF-MG), arremesso do peso.

No total, 84 equipes marcaram pontos no Campeonato. Os cinco primeiros colocados foram: 1º Orcampi Unimed (SP), com 219 pontos; em 2º lugar, SESI (SP), com 156 pontos; em 3º lugar, EMFCA (RJ), com 146 pontos; em 4º lugar, ASA Sorriso (MT), com 88 pontos e em 5º lugar, IEMA São Bernardo Caixa (SP), 85.

No quadro geral por Estados, São Paulo manteve sua hegemonia, vencendo com 50 medalhas (19 de ouro, 20 de prata e 11 de bronze). Rio de janeiro ficou em segundo lugar, com 13 medalhas (sete, três e três), seguido do Mato Grosso, com 12 (três, cinco e quatro).

O Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro, agradeceu o apoio da Prefeitura e parabenizou a estrutura da cidade, que desde o dia 20 de junho passou a ser uma das sedes da Confederação Brasileira de Atletismo.

A equipe ABRA/SEMJEL, de Bragança Paulista, participou com os competidores: Bianca Yukari 13"24, quarta colocada na série eliminatória dos 100m rasos; Mateus Gomes, que atingiu 11"82 (100m)e Vitor Amaral, que foi desclassificado na largada da prova 100m eliminatória.