Prefeitura firma termo de colaboração para a proteção e reabilitação da fauna silvestre

Atualizado em: 26/06/2018

Colaboração é concretizada entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Associação Mata Ciliar. Programa prevê também ações de educação ambiental para as escolas do município.

A Administração Municipal dá mais um passo desta vez, em prol do meio ambiente. No início do ano, foi aberto um Chamamento Público com o objetivo de selecionar Organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, interessadas em trabalhar com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a realização de ações conjuntas de proteção e reabilitação da fauna silvestre, bem como, um programa de educação ambiental para as escolas do município.

Nesta segunda-feira (25/06), a Prefeitura de Bragança Paulista formalizou a parceria por meio da assinatura do termo de colaboração com a OSC Associação Mata Ciliar, vencedora do processo licitatório. 

A Administração Municipal reconhece o trabalho desenvolvido pela entidade com diversas ações para a conservação da biodiversidade. Os trabalhos com a fauna através do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e com o Centro para Conservação dos Felinos Neotropicais (Centro de Felinos) começaram há mais de vinte anos, em 1997.

A unidade operacional de fauna e educação ambiental da instituição fica em Jundiaí/SP, os animais silvestres resgatados na cidade, quando necessário, serão encaminhados para o CRAS, que tem por objetivo receber os animais, prestar atendimento veterinário e, após o processo de reabilitação, realizar a soltura destes no ambiente natural.

O diferencial desta colaboração está na incorporação da Educação Ambiental no programa de colaboração como a principal ferramenta de mudança para um futuro socioambiental sustentável. O objetivo é atender alunos das escolas da rede municipal de ensino. O programa conta com uma série de atividades instrutivas como visita monitorada, palestras, jogos ambientais e teatros interativos, que ajudam a criança e o jovem a despertarem a conscientização ambiental desde cedo.