I Ciclo de Debates em Saúde Mental é realizado no município

Atualizado em: 02/07/2018

Na última quinta-feira (28/06), a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Escola Nova Biotec, realizou o I Ciclo de Debates em Saúde Mental no município, no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno – NAPA. Com o objetivo de alertar as pessoas sobre suicídio, possibilitando a prevenção de novos casos, o tema escolhido foi “Os mistérios do suicídio: Conhecer para cuidar. Prevenir é possível”.

Na palestra, Diógenes Munhoz, Capitão PM do Corpo de Bombeiros de São Paulo e especialista em abordagem técnica a tentativa de suicídio, falou sobre as principais patologias que podem levar ao ato suicida, pessoas com maior possibilidade, métodos mais frequentes, os mitos e os procedimentos técnicos positivos e negativos em uma abordagem.

O Capitão explicou que a Corporação vem se engajando em uma visão de abordagem a tentativa de suicídio, onde passa a ter maior enfoque na humanização “Hoje, o militar vai à escola superior de Bombeiro em Franco da Rocha para fazer um curso. Lá, ele quebra o paradigma de que o suicida não é uma pessoa que não mereça respeito e atenção”, disse. Ele também menciona que há três grandes grupos de pessoas: os agressivos, depressivos e psicóticos e, que cada grupo, possui uma abordagem diferente, sendo muito mais técnica do que há 10 anos.

Logo após, foi realizado o debate Mesa de Discussão com a participação do psiquiatra Dr. Ivan R. C. Centelhas, da psicóloga Adriana Ribeiro Malta e do Capitão Diógenes. Na oportunidade, os três responderam e esclareceram a todas as dúvidas do público presente.