Médicos da Atenção Básica recebem nova capacitação

Publicado em: 11/07/2018

Treinamento aborda fluxo de encaminhamentos na especialidade de pneumologia.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quarta-feira (11/07) capacitação para os médicos da Atenção Básica referente ao fluxo de encaminhamentos na especialidade de pneumologia, ocorrido no Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB. O objetivo do treinamento é para que os médicos da Atenção Básica tratem de casos leves e moderados e apenas façam o encaminhamento do paciente para o especialista em casos graves e de alta complexidade.

A médica especialista em doença pulmonar, Edwana Oliveira, falou sobre o rastreamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), quais os tipos de doenças, tratamentos e dos estágios da DPOC, que podem ser leve, moderada, grave e muito grave.

Em seguida, a Coordenadora da Central de Regulação, Fabiana Santos, apresentou e explicou a regulação de acesso, que visa promover a equidade do acesso e a busca da integralidade da assistência, através do ajuste ordenado, oportuno e racional de oferta. Também mostrou os fluxos de atendimento, alto custo, de encaminhamento e de pacientes com DPOC.

Na oportunidade, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde agradeceu aos médicos pela dedicação e atenção com os pacientes do município e informou que segue empenhada na compra de exames, consultas especializadas com diálogos realizados com o Estado em relação a vagas de cirurgias para a cidade.