Câmara Temática de Mobilidade Urbana inicia trabalho de campo para levantamento de informações

Publicado em: 13/07/2018

Os trabalhos para a revisão e atualização do Plano Diretor do Município seguem em andamento pela Prefeitura de Bragança Paulista e a Universidade São Francisco, por meio da Comissão Especial do Executivo, das Câmaras Temáticas e do Grupo Gestor com técnicos, profissionais, docentes, estagiários e demais envolvidos.

Nesta quinta-feira (12/07), integrantes da Câmara Temática de Mobilidade Urbana realizaram um dos primeiros trabalhos de campo para a coleta de dados e documentos e levantamento de informações, o trabalho foi direcionado ao transporte coletivo do município. A reunião aconteceu nas dependências da empresa Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus, concessionária do serviço.

Na ocasião, dentre os principais tópicos discutidos estavam a acessibilidade dos veículos e das vias públicas, a distribuição e manutenção dos pontos de parada e a demanda de usuários do sistema de transporte coletivo na cidade. A intenção da Câmara Temática de Mobilidade Urbana é priorizar o transporte coletivo na revisão do Plano Diretor, estudando maneiras para aprimorar o serviço dentro da realidade do Município, da empresa e da Prefeitura.

A coleta e levantamento de dados, documentos e informações darão subsídios para o diagnóstico atual e o embasamento para projeções futuras e sugestões.

Atualmente, a empresa atende cerca de 600 mil passageiros/mês, sendo a média diária de 16 mil usuários. A grande questão enfrentada nos últimos anos é que o transporte coletivo não vem apresentando grandes vantagens quando comparado aos meios particulares e outros serviços correlatos.

Segundo informado pelo representante do Executivo, com o levantamento das informações, a exposição das necessidades e novas diretrizes e a conclusão dos trabalhos para a revisão do Plano Diretor, a Administração Municipal terá a oportunidade de lançar a nova licitação do transporte coletivo formulando edital e termo de referência convergindo com os apontamentos apresentados e, consequentemente, viabilizando melhorias na área.

Estiveram presentes na reunião o Engenheiro Luiz Antonio Duarte e o Chefe de Tráfego Daniel Adão da empresa Nossa Senhora de Fátima, o Secretário Municipal de Planejamento e Presidente da Comissão Especial para a revisão do Plano Diretor, Marcelo Alexandre Soares, o Professor de Arquitetura e Urbanismo da USF, Francisco Leal Passos, e os estagiários que compões a Câmara Temática.