SAMU Regional de Bragança obtém 1ª colocação em prova do Desafio Nacional de Salvamento e Traum

Publicado em: 17/07/2018

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192, da Regional de Bragança, participou do 3° Desafio Nacional de Salvamento e Trauma.Na ocasião, conquistaram o primeiro lugar na modalidade “Standard” e a terceira colocação na prova de Salvamento Veicular, na modalidade Complexa com a equipe de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

O Desafio aconteceu de 12 a 14 de julho, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. O município teve como representante o médico Ademir de Campos Júnior, que liderou as equipes do Décimo Nono e Quinto Grupamento de BombeirosAo todo, as equipes participaram de quatro provas, duas de atendimento ao Trauma e duas de Salvamento Veicular.

A prova vencida pelo município foi na modalidade trauma, manobra Standard, em que a equipe teve apenas 10 minutos para execução de socorro com uma vítima. Já a terceira posição é da modalidade salvamento veicular, manobra Complexa, onde a equipe dispõem de 30 minutos para realizar salvamento envolvendo duas vítimas. A cidade de Bragança Paulista disputou com 31 equipes dos estados do Brasil.

O médico Ademir de Campos Júnior disse que utilizaram o mesmo método de atendimentos aplicados nos treinamentos do SAMU Regional de Bragança e que, consequentemente, foi aceito pela comissão avaliadora. “Estamos no caminho certo. Estes torneios servem para aprender novas práticas e imediatamente repassar a nossa equipe, garantindo que nosso SAMU estará sempre muito bem atualizado e respeitado por todos os socorristas brasileiros”, finaliza.

O Terceiro Desafio Nacional de Salvamento reuniu 500 participantes de todo o Brasil e serve de seletiva para representar o país no Desafio Mundial de Resgate, que acontecerá em outubro, na África do Sul. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Resgate e Treinamento, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Paraná, Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência – SIATE do Estado do Paraná e Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.