Terceiro final de semana do Festival de Inverno agita Bragança Paulista

Publicado em: 23/07/2018

O terceiro final de semana do 17º Festival de Inverno de Bragança Paulista foi recheado de música, oficina, teatro e as mais variadas manifestações artísticas. Até o momento, já foram realizadas aproximadamente noventa atrações à população bragantina e da região.

Na sexta-feira (20/07), a Casa da Cultura recebeu o espetáculo “Los Truqueros – um novo conceito em show de palhaços”, realizado pelo grupo Trupe Banana’s. Durante os cinquenta minutos de apresentação, centenas de pessoas puderam se divertir com a alegria e inocência dos palhaços. Já na Praça Raul Leme, a banda Freddy Groovers apresentou clássicos da música brasileira, com arranjos autorais e músicas próprias do grupo.

No sábado, na Associação Nipo Brasileira foi realizado o Festival de Dança Árabe “Pérolas do Oriente”, reunindo competições, apresentações e shows musicais em dois dias (sábado e domingo). Quem passou pelo Calçadão, no Centro, pode prestigiar a banda Folk Como Ocê Gosta, um coletivo musical com o objetivo de divulgar o trabalho autoral de músicos e compositores da região bragantina. No Mercado Municipal, aconteceu o show Duo Rita Correa e Matheus Crossi, que apresentaram canções de bossa-nova, jazz, gospel, pop rock nacional e internacional, enquanto que na Praça Raul Leme, a banda Sanfonias apresentava um show de chorinhos, MPB e Forró. Além disso, aconteceu a tradicional roda de samba na praça da Vila Aparecida e a apresentação dos resultados das oficinas realizadas, no fim da tarde no Festival Arte Serrinha.

A partir das 20h, a Praça Raul Leme contou com mais uma Feira noturna de artesanato e intervenção artística do grupo Magic Street Dance, que antecedeu o show da banda Blues Beatles, com arranjos que combinam blues e soul groove às músicas do grupo britânico Beatles. Ao final da noite, milhares de pessoas de Bragança e Região prestigiaram o show da banda Rosa de Saron, na Arena do Lago do Taboão. Com trinta anos de estrada, a banda apresentou músicas que marcaram a carreira, bem como as novas canções do álbum Gran Paradiso, lançado no começo de 2018.

Já no domingo, o Festival de Inverno começou mais cedo, pois a partir das 7h, centenas de fiéis se reuniram para a tradicional caminhada dos Amigos de São Tiago de Bragança. Na zona norte da cidade, centenas de pessoas se reuniram para prestigiar shows de sertanejo raiz. Os primeiros a tocarem foram Orlando e Luizinho, em seguida, a tradicional dupla Cacique e Pajé deu continuidade ao evento. Na Praça Raul Leme, Guga Vasconcelos fez o show de lançamento do seu álbum “É tempo de sorrir” e o caricaturista Douglas Almeida fez o desenho dos rostos das pessoas.

Dando início a programação da parte da tarde, a Orquestra de Violino Experimental “Quebra Corda”, projeto da Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, comandada pelo maestro Roberto Marin, reuniu quarenta alunos para a apresentação na Feira de Artesanato, do Lago do Taboão. No Ciles do Lavapés, aconteceu a 3ª edição do projeto Essência Urbana, um movimento cultural, com elementos do Hip Hop, que reuniu apresentações de grupos de Rap, dança, batalha de skate e rima, oficinas, exposições de diversas artes e apresentações de Dj’s. Durante três horas, o Instituto Entrando em Cena realizaram a ação “Brincar de Circo: Vivência e Performances Artísticas”, na Praça José Bonifácio. No polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), aconteceu a apresentação do teatro infantil “Em busca da felicidade encantada”.

Devido à temperatura, o Encontro de Bateras que aconteceria no Lago do Taboão, foi transferido para a Praça Raul Leme. Na ocasião, 15 bateristas tocaram diversas músicas em sincronia. Em seguida, aconteceu a Feira noturna de artesanato, mágica com Pina Magic Show e apresentação musical da cantora Érica Pinna, artista que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira como Oswaldo Montenegro e Leandro Lehart, e apresentou canções de sua autoria e clássico do jazz, blues e soul.

O Festival de Inverno é uma realização da Prefeitura Municipal da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Para conferir a programação completa, acesse o portal da prefeitura, https://goo.gl/Kuv7jn ou os canais oficiais no Facebook fb.com/culturaeturismobp/ oufb.com/prefeituradebragancapaulista/.

A secretaria de Cultura e Turismo está localizada na avenida Alpheu Grimello, 981, no Taboão. Para mais informações o telefone é (11) 4034-6570.