Vacinação contra febre amarela em Bragança supera meta do Ministério da Saúde

Publicado em: 25/07/2018

Até o momento, cobertura vacinal corresponde a 98% Ministério da Saúde estabeleceu como meta 95%.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, informa que a cobertura vacinal de febre amarela do município chega a 98%. O valor da cobertura vacinal está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é 95%.

Mesmo com a meta atingida, a Administração Municipal segue com os trabalhos de conscientização e vacinação da população com aplicação da vacina casa a casa, às quartas-feiras na feira-livre no bairro Lavapés e no Centro de Saúde. Até o momento, 156.951 pessoas receberam a dose da vacina.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.