Prefeitura fará o lançamento do programa Horta Educativa em escolas da rede municipal

Atualizado em: 25/07/2018

Na manhã da próxima segunda-feira (30/07), a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio do Fundo Social de Solidariedade e com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, de Desenvolvimento dos Agronegócios e do Setor de Convênios, fará o lançamento do Programa Horta Educativa nas escolas municipais Abner Antônio Sperendio, na Cidade Planejada II, e Padre Donato Vaglio, no bairro Vila Bianchi.

Esse convênio foi assinado no dia 13 de junho, em solenidade na sede da Prefeitura de Campinas, e é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP) e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (executor do projeto), com as Prefeituras, por meio dos Fundos Sociais Municipais (que exercerão a coordenação do projeto nos municípios) e secretarias municipais.

No dia 26 de junho, a equipe que coordenará o projeto no município participou de uma capacitação, que envolveu a apresentação do Projeto Horta Educativa, palestra sobre alimentação saudável e implementação da horta, apresentação das atividades educativas e avaliação do projeto.

Os materiais repassados pelo FUSSESP que compõem o kit da Horta Educativa são: carrinho de mão, enxada, enxadão, ancinho/rastelo, pá, sacho, kit jardinagem três peças (pazinha, garfo e rastelo), regador (5 litros), mangueira, rolo de barbante, bandejas para mudas, bacias plásticas, envelopes de sementes diversificadas (10g), caderno do educador, caderno de atividades da criança, caderno da família, caderno do cuidador da horta e apresentação “Alimentação Saudável”.

Neste momento, serão atendidos alunos do ensino fundamental entre 6 e 12 anos, das escolas municipais Abner Antônio Sperendio, na Cidade Planejada II, e Padre Donato Vaglio, no bairro Vila Bianchi. Durante as aulas, os estudantes participarão do processo de montagem da horta, plantio, cuidado e colheita. O objetivo desse programa é ensinar conceitos de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural via horticultura.