Projeto “Plantar e Cuidar” incentiva alunos e pais à preservação do meio ambiente

Publicado em: 30/07/2018

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Educação, com o intuito de estimular as crianças a preservarem o meio ambiente e terem contato com a natureza, segue desenvolvendo atividades lúdicas nas escolas municipais da rede de ensino.

Desde março deste ano, a Administração conta com o projeto “Plantar e cuidar” que consiste no plantio de mudas como instrumento para educação ambiental nas escolas municipais, com alunos da educação infantil e do ensino fundamental. A ação tem o intuito de despertar o interesse dos alunos às práticas responsáveis e atitudes positivas para a valorização e preservação do ambiente escolar e o meio em que vivem.

Na última semana, alunos de 5 a 10 anos da E. M. Prof. Maria Lúcia C. De C. Serralvo participaram da ação, com orientação dos técnicos do Meio Ambiente e professores. As próximas ações estão programadas nas escolas E.M. Prof. Orlando Pinto de Oliveira (Santa Libânia), E.M. Creusa Gomes de Azevedo (Vila Municipal), E.M. Des. Prof. Dr Paulo Sérgio F. De Oliveira (Vila Motta) e E.M. Luiz Gonzaga Fernandes (Vila Garcia).

As crianças são orientadas de forma lúdica a respeito de como plantar uma árvore e também a importância de cuidar da muda plantada para que ela cresça forte e saudável. Na sequência, colocam em prática as orientações e é realizado plantio das árvores na escola. Os alunos recebem informações didáticas sobre estudo científico da árvore plantada e desenvolvem relatório mensal sobre seu desenvolvimento: crescimento, aparência das folhas, etc. com depoimentos dos alunos e fotos. Ao final da ação, é entregue aos pais dos alunos participantes um questionário de gestão participativa de Arborização Urbana.

A pesquisa usa técnicas empregadas na tese “Arborização Participativa: Implicações na qualidade das Florestas Urbanas”, apresentada por José Augusto de Lira Filho à Universidade Federal de Viçosa, sendo adaptado às realidades do município de Bragança Paulista. Com as informações fornecidas, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente coleta dados que forneçam o perfil do munícipe em relação ao tema arborização urbana, servindo como base para que os técnicos da SMMA definam os tipos de ações implementadas, evitando demandas excessivas e injustificadas de pedidos de supressão de árvores além de despertar a consciência como corresponsável pela arborização urbana do município.