Administração busca melhorias para gestão sustentável dos resíduos da construção civil

Atualizado em: 30/07/2018

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, visitou na última terça-feira, dia 24 de julho de 2018, o Município de São José do Rio Preto, visando ação intermunicipal para implantação de melhorias na Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos da Construção Civil no Município de Bragança Paulista.

São José do Rio Preto foi o município modelo do Simpósio de Gestão de Resíduos Sólidos de Medellin, na Colômbia. Gerenciado em parceria com a CETESB, o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos da Construção Civil – SIGOR tem em São José do Rio Preto um projeto que ganhou destaque internacional.

O SIGOR é uma ferramenta que auxilia no monitoramento da gestão dos resíduos sólidos da construção civil, desde a sua geração até sua destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias, permitindo o gerenciamento das informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos do Estado de São Paulo.

Na ocasião, ressaltaram que a prática do descarte inadequado dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) provoca sérias e danosas implicações socioambientais e econômicas no Município e que a implementação de soluções mais eficazes torna-se essencial.

Com base no Sistema para a Gestão Sustentável de Resíduos da Construção e Resíduos Volumosos de São José do Rio Preto, a Administração Municipal de Bragança Paulista pretende criar mecanismos voltados à facilitação da correta disposição, ao disciplinamento, controle, monitoramento e fiscalização dos fluxos e dos agentes envolvidos e à destinação adequada dos resíduos da construção civil e resíduos volumosos gerados no Município, assegurando o descarte ambientalmente correto.