Prefeitura realiza homenagem aos pracinhas bragantinos que integraram a FEB

Publicado em: 10/08/2018

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na manhã desta sexta-feira (10/08), na Praça Princesa Isabel, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, uma solenidade em homenagem aos 73 anos do retorno dos pracinhas bragantinos que serviram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutaram na 2ª Guerra Mundial, na Itália.

Na solenidade, foram realizados os hasteamentos dos pavilhões nacional, estadual e municipal, o canto do hino nacional, a colocação de uma coroa de flores ao som do toque do silêncio em homenagem póstuma aos pracinhas já falecidos, o canto do hino da FEB pelos atiradores do TG 02-009, a entrega de diplomas aos representantes dos ex-combatentes Luís Caetano de Moura e Moacir Pinheiro que ainda estão vivos.

Emocionado, José Domingos Moura, filho do ex-combatente Luís Caetano de Moura, agradeceu a homenagem. “É muito importante essa homenagem que voltou a ser realizada pela Prefeitura aos pracinhas que representaram a cidade de Bragança Paulista na 2ª Guerra Mundial. Não devemos esquecer que, infelizmente, tivemos na época uma baixa que foi o combatente Basílio Zecchin, mas meu pai graças a Deus retornou e completará 97 anos em vida. Hoje essa honraria faz com que as pessoas também se lembrem que os combatentes foram verdadeiros heróis em terras estrangeiras enfrentando temperaturas baixas, terrenos montanhosos, despreparo dos soldados, idioma diferente e, mesmo assim, saíram vencedores numa batalha onde diziam que era ‘mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil ganhar’, graças a esses heróis o Brasil ganhou”, finalizou o Sr. Domingos.

O Tenente Fabiano, delegado da Junta Militar, cumprimentou a Administração Municipal pela solenidade e disse da importância dessas homenagens, “A importância e o valor histórico dessas datas sobre a 2ª Guerra Mundial – que contou com a presença de combatentes brasileiros, inclusive de Bragança Paulista – são primordiais para que as nossas gerações possam entender o quanto esses heróis contribuíram para a queda dos regimes nazista e fascista no mundo. Muitos deram a vida em prol de nossa pátria, sendo que em termos de guerra, o resultado mais positivo foi dos brasileiros”, explicou.

Estiveram presentes Prefeito em exercício Amauri Sodré da Silva, a primeira-dama em exercício, Cleide Izepe da Silva, os Secretários Municipais Vanessa Nogueira (Cultura e Turismo) e Alexsandro Olegário (Segurança e Defesa Civil), o Tenente Fabiano Cunha Oliveira – Delegado da Junta de Serviço Militar), 1º Sargento Consoline (Corpo de Bombeiros); José Domingos Moura representando o ex-combatente Luís Caetano de Moura, Sargento Elvio Brenner Vilamaior (Instrutor do TG 02-009), cavalaria da GCM, atiradores do TG 02-009 e demais convidados.