Prefeitura promoverá quatro cursos de capacitação aos servidores municipais

Publicado em: 24/08/2018

Essa iniciativa é promovida pela Escola Permanente de Governo, em parceria com a FESB e as inscrições estão abertas.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Escola Permanente de Governo, em parceria com a Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB), promoverá quatro cursos de capacitação aos servidores municipais, sendo: “Gêneros Textuais: aprimorando a escrita dos textos utilizados no cotidiano do setor público”,“Dilemas e desafios da proteção social especial: uma perspectiva metodológica”, “Como falar em público” e “A possibilidade do fazer pedagógico: pensando sobre metodologias ativas”.

O curso de “Gêneros Textuais: aprimorando a escrita dos textos utilizados no cotidiano do setor público”, acontecerá nos dias 04/09 e 11/09, podendo o funcionário escolher a data que preferir, das 8h às 12h. Durante essa capacitação, os presentes aprenderão sobre a estrutura e finalidade dos gêneros textuais ofício, memorando, aviso e requerimento, orientações sobre norma culta, coerência e coesão nos textos, com a professora Olinda de Cássia Garcia Sando. A inscrição para este curso deve ser feita até o dia 31/08 e qualquer funcionário pode participar.

No dia 06/09, será realizado o curso “Dilemas e desafios da proteção social especial: uma perspectiva metodológica”, das 9h às 17h. O objetivo é de destacar o tema da Proteção Social Especial no contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e aprofundar a reflexão sobre o papel, bem como a atuação dos profissionais que compõem a equipe técnica do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS. A aula será ministrada pela professora Elaine Christina Santa Donadio, e é voltado aos funcionários públicos da área de Saúde, Serviço Social e Direito. A inscrição para este curso deve ser feita até o dia 31/08.

Já o curso “Como falar em público” acontecerá no dia 14/09, das 14h às 18h, com o professor Lucas de Oliveira Garcia, que abordará temas como a prática de retórica, técnicas de relaxamento e exercícios de aquecimento vocal.  A inscrição para este curso deve ser feita até o dia 06/09 e qualquer funcionário pode participar.

Por fim, o curso “A possibilidade do fazer pedagógico: pensando sobre metodologias ativas”, será realizado no dia 22/09, das 9h às 13h. O objetivo desta capacitação é estimular o desenvolvimento profissional e a formação continuada dos professores através da reflexão sobre a prática pedagógica, reconhecendo nas metodologias ativas alternativas que auxiliam na melhoria da qualidade do ensino. Ao todo, são 40 horas de capacitação, sendo uma parte online a distância e outra presencial, as professoras responsáveis são: Clarice Paulina de Souza e Maria Cristina Munõz. A inscrição para este curso deve ser feita até o dia 14/09, e é voltada aos profissionais de educação.

Todos os cursos acontecerão nas dependências da FESB e contarão com certificação. As inscrições já estão abertas e deverão ser feitas com Daniela Dias, na Divisão de Recursos Humanos, que fica no Paço Municipal.