Reunião de Estágio Curricular de Gerenciamento de Enfermagem é realizada

Publicado em: 28/08/2018

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde de ontem (27/08), na Universidade São Francisco, reunião de Estágio Curricular de Gerenciamento de Enfermagem (ECGE) entre alunos, docentes do Curso de Enfermagem da USF e enfermeiros das unidades de saúde do município.

O objetivo da reunião foi integrar os profissionais, explicar e informar sobre o plano de atividades, contextualizar a realidade local dos serviços de saúde, apresentar as regras de convivência e métodos avaliativos do ECGE, que acontece no oitavo semestre do curso e foi remodelado a fim de aprimorar as ações desenvolvidas em cenários de prática, garantindo maior integração dos docentes tutores, enfermeiros responsáveis técnicos dos serviços, equipes de saúde e estudantes.

A nova proposta do Estágio Curricular de Gerenciamento de Enfermagem será desenvolvida neste segundo semestre de 2018 e terá seus resultados comparados com períodos anteriores. Para tal, serão promovidos encontros em sala de aula para contextualização dos cenários, integração com o enfermeiro responsável e concentrado teórico. Os alunos irão se dividir em duplas, permanecendo durante todo o período em um único serviço e as atividades desenvolvidas serão adaptadas às necessidades desse serviço.

Com o remodelamento do Estágio Curricular de Gerenciamento de Enfermagem, espera-se que os estudantes atinjam maior autonomia e aprendizado para atuação no Sistema Único de Saúde e que as ações desenvolvidas durante as atividades em cenários de prática auxiliem no aumento da resolutividade e qualidade da assistência de enfermagem ofertada.