Catadores participam de ação de educação ambiental com foco na Coleta Seletiva

Publicado em: 31/08/2018

Diante da importância dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, no dia 17 de agosto, foi realizada a exposição itinerante “A coleta seletiva e você”, módulo II, organizada pela Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com as empresas WALM Engenharia e Tecnologia Ambiental Ltda., NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A) e Petrobras Transporte S.A. – Transpetro.

Na ocasião, estiveram presentes 27 catadores de duas cooperativas situadas no bairro São Miguel. O enfoque do evento foram as ações de educação ambiental voltadas ao envolvimento dos catadores na coleta seletiva, a rota dos resíduos sólidos, curiosidades sobre os resíduos e a importância de que todos trabalhem junto para provocar uma mudança positiva.

Por atuarem, de modo geral, nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem, os catadores desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa atividade é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego desde 2002.