Bragança Paulista e municípios da região promovem ação intermunicipal voltada à arborização

Publicado em: 31/08/2018

Iniciativa conjunta visa melhoria da gestão da arborização urbana.

Bragança Paulista, Atibaia, Piracaia e Bom Jesus dos Perdões promoveram uma ação conjunta na última sexta-feira (24/08) com o objetivo de trocar experiências sobre Arborização Urbana. A ação aconteceu no Centro de Educação Ambiental do Município, em Atibaia.

Técnicos ambientais das prefeituras envolvidas focaram na importância da análise visual e instrumental das árvores que compõem a arborização dos municípios. Além disso, discutiram sobre as novas técnicas para avaliação de árvores com risco de queda e madeira estrutural.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente ressalta que a escolha inadequada do local ou das espécies de árvores somadas às interferências urbanas que afetam o crescimento, como o tamanho dos canteiros e das calçadas, são fatores que aumentam o risco de queda da árvore ao longo dos anos.

Na ocasião, foi reforçado que as árvores são seres vivos e precisam de cuidados ao longo do tempo para quer cresçam e se desenvolvam de forma saudável. Compreender e gerenciar os riscos associados trará uma segurança maior e prolongará a vida da árvore. 

A atividade foi importante, pois contribuiu com a qualificação e capacitação dos técnicos que fazem a análise, contribuindo para o aperfeiçoamento da tomada de decisão sobre o manejo e reduzindo as supressões indevidas.