Administração Municipal participará do evento Arranjos Produtivos Locais de Turismo

Publicado em: 13/09/2018

Na próxima quinta-feira (20/09), das 14h30 às 17h, acontecerá no SENAC Piracicaba o evento Arranjos Produtivos Locais (APL) de Turismo, que faz parte do programa Regionalização e Desenvolvimento do Turismo.

O objetivo deste encontro será formalizar os seis primeiros Arranjos Produtivos Locais de Turismo do Estado de São Paulo com as regiões Turísticas: Caminhos do Tietê, Cavernas da mata Atlântica, Entre Serras e Águas, Histórias e Vales, Roteiro dos Bandeirantes e Serra do Itaqueri.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista,  por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, participará deste evento com o intuito de contribuir, apoiar e participar da estruturação dos destinos turísticos, visando fomentar a promoção e gestão do turismo, na região turística Entre Serras e Águas.

As APLs são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, governança consolidadas e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

O público composto por Prefeitos, Gestores Municipais de Turismo, Representantes dos COMTURs (Conselhos Municipais de Turismo) e empresas ligadas ao turismo, participarão da apresentação sobre APLs, após serão divididos em grupos por região que, acompanhados por um facilitador, farão o preenchimento das informações necessárias para o reconhecimento do APL e, por fim, o encerramento com a entrega dos documentos.

Entre as vantagens da formação de APLs de Turismo estão: Ações coletivas para comprar e/ou exportação, qualificação de mão de obra, maior acesso à inovação e tecnologia, acesso a novos mercados, maior força em questões políticas, entre outras.