Prefeitura inicia implantação dos Espaços Árvores na cidade

Publicado em: 14/09/2018

O programa é uma ação permanente da Secretaria do Meio Ambiente, que pretende expandir para diversas áreas públicas da cidade. População também pode plantar essa ideia e aderir ao programa.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Programa de Conciliação Socioambiental, iniciou na segunda-feira (10/09) a implantação dos Espaços Árvores, um programa permanente que visa a arborização urbana respeitando o espaço necessário para o pleno desenvolvimento das árvores.

A ação começou com o plantio nas proximidades do Paço Municipal e na Escola Municipal Antônio José da Fonseca, situada no Parque dos Estados. A Secretaria do Meio Ambiente planeja implantar cerca de 60 Espaços Árvores em frente a vários prédios públicos.

O objetivo do programa é melhorar as condições de espaçamento adequado entre as bases das espécies. Dessa forma, as árvores poderão se desenvolver em plenitude, sem comprometer a infraestrutura do calçamento ou causar qualquer espécie de rachadura. A técnica permite, de maneira geral, o crescimento saudável e garante a integridade arbórea.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente explica que a ideia é estender os Espaços Árvores para todos os prédios públicos que estejam adequados para recebê-los ao longo dos anos, bem como será obrigatório em novos loteamentos. Enfatiza que toda população pode adotar essa ideia!

O espaço pode ser implantando em calçadas de no mínimo dois metros de largura e corresponde a 40% da largura da calçada, ou seja, 80 centímetros, e comprimento de, no mínimo, o dobro da largura, devendo ser mantida a faixa de pedestre de, no mínimo, 1,20 metro de largura.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4033.1870 ou 4034.6780.