Profissionais de saúde recebem capacitação sobre ‘Segurança do paciente’

Publicado em: 18/09/2018

UPAs Bom Jesus e Vila Davi, SAMU e outras instituições de saúde do município participaram da capacitação.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Social Med Life, realizou na última sexta-feira (14/09), capacitação com profissionais de saúde das Unidades de Pronto Atendimento Bom Jesus, Vila Davi e SAMU, com o tema ‘Segurança do Paciente’, no Núcleo de Educação Permanente do SAMU.

Na ocasião, a capacitação foi feita pelo Dr. James Francisco Pedro dos Santos, Conselheiro do COREN-SP (Conselho Regional de Enfermagem), que falou sobre o ambiente hospitalar, qualidade no serviço de saúde, segurança do paciente, cultura de segurança, percepção e gerenciamento de riscos, comunicação efetiva na passagem de plantão e registro de prontuário, dentre outros.

Durante a capacitação, James contou que para o paciente estar mais seguro, longe de danos e riscos nos cuidados diários, o profissional e a instituição de saúde precisam ter preocupação referente a qualidade e segurança nos atendimentos. “O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo está aqui para apoiar as instituições de saúde do Município para que haja a implementação de uma cultura de segurança, onde os pacientes sejam bem assistidos e com qualidade, gerando satisfação a todos”, disse.

O Enfermeiro Daniel Pereira Felix, Responsável Técnico pelo serviço de enfermagem da UPA Bom Jesus, informou que o próximo passo será a implantação de um Núcleo de Segurança ao Paciente na unidade, para continuar oferecendo uma assistência segura e com qualidade aos usuários.

Outras instituições de saúde do município também foram convidadas para a capacitação, como a Santa Casa, Hospital Universitário São Francisco, Hospital Bragantino e Instituto de Urologia Bragança.