Secretaria do Meio Ambiente define a Nascente Modelo Municipal 2018

Publicado em: 21/09/2018

Administração seleciona nascente no Parque Natural Municipal Petronilla Markowicz para ações de educação e conservação ambiental.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio ambiente, selecionou a nascente situada no Parque Natural Municipal Petronilla Markowicz, que integra a ARIE Bosque das Araucárias, como modelo municipal 2018.

O projeto Nascente Modelo faz parte das ações propostas para o Programa Município Verde Azul, ciclo de 2018, e tem como objetivo promover a preservação/conservação do local. Nesta proposta a nascente receberá diversas ações de educação ambiental e atividades que comporão as medidas para a conservação da área.

A Secretaria do Meio Ambiente fará do local um roteiro de visitação para as atividades formais e não formais de educação ambiental com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da preservação desses corpos d’água.

A área é caracterizada como Floresta Estacional Semidecidual em estágio médio de regeneração, com grande número de árvores adultas que dominam a paisagem, dentre elas as da espécie Araucária angustifólia, popularmente conhecida como Araucária ou Pinheiro do Paraná. A nascente escolhida como modelo localiza-se na Sub-bacia Hidrográfica do Rio Jaguari e na margem direita do Córrego de Santa Helena que é afluente do Ribeirão do Lavapés .

A nascente tem em seu entorno vegetação nativa preservada e está inserida na faixa da Área de Preservação Permanente - APP (raio de 50 metros). Possui vertente de volume baixo, aspecto íntegro e protegida pela vegetação, não necessitando de cercamento.

As atividades de visitação de alunos de escolas municipais já estão sendo realizadas, nas quais recebem orientações sobre a importância da sua preservação. A nascente também está aberta para visitação dos frequentadores do Parque.