Administração promove ações sustentáveis para o consumo consciente de água

Publicado em: 25/09/2018

Secretaria Municipal do Meio Ambiente continua fomentando políticas públicas em prol de práticas sustentáveis como a captação e o aproveitamento da água das chuvas.

A Administração Municipal se preocupa com o consumo inconsciente e exagerado dos recursos naturais para o atendimento das necessidades humanas em diversos setores, principalmente dos recursos hídricos. É fato que o país vem sofrendo com períodos de escassez de água, recurso que mantém a vida na Terra, e que a promoção de práticas mais sustentáveis é fundamental para a mudança de hábitos e o consumo consciente.

Diante disso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem desenvolvendo atividades que, além de estimularem uma transformação nos costumes e conscientizarem a população, são efetivas na economia de água – a implantação de cisternas.

A Prefeitura está promovendo a instalação de cisternas em prédios públicos, principalmente nas escolas municipais, otimizando a utilização dos recursos hídricos através da captação da água de chuva e seu reaproveitamento em diversos usos. A ação está sendo desenvolvida pelas Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Educação, com o apoio do Centro de Educação Ambiental – Sala Verde Pindorama.

Na ação, professores e técnicos promovem a confecção da cisterna e sua instalação junto aos alunos da rede municipal, possibilitando que aprendam e sejam capazes de multiplicarem as informações sobre os benefícios da utilização da cisterna e a facilidade para sua instalação. Conforme cronograma, neste ciclo, dez escolas serão beneficiadas com kits e capacitação para implantação das cisternas.

Estima-se que com a implantação da cisterna, haja uma redução de, pelo menos, 50% no consumo médio de água utilizada externamente para irrigação de jardins, limpeza da parte externa das escolas.

 

Cisterna.jpeg