Projeto Piloto de Compostagem é iniciado no Jardim Público

Publicado em: 27/09/2018

Com o objetivo de diminuir o mau acondicionamento do lixo orgânico, a Compostagem propicia um destino útil aos resíduos, além de trazer muitas vantagens para o meio ambiente e para a população.

Em continuidade às ações que visam promover atitudes sustentáveis no município, a Administração Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, iniciou nesta semana o Projeto Piloto de compostagem no Parque Municipal Luiz Gonzaga Leme – popularmente conhecido como Jardim Público.

O objetivo do piloto de compostagem é dar destinação correta para os resíduos de poda produzidos no parque, minimizando seus impactos ambientais. A compostagem é um processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, que gera o adubo orgânico – material rico em nutrientes que auxilia na conservação de hortas e jardins.

Inicialmente, o Piloto vai receber resíduos como restos de comida, verduras e hortaliças, cascas de frutas, cascas de ovos, filtro e borra de café, restos de carne, saquinhos de chá, papel toalha e guardanapos usados que passarão a ser separados e tratados pelo processo de compostagem.

O material orgânico deve ser misturado de forma homogênea, com material seco (folhas secas e serragem), antes de ser confinado na composteira, para que o processo ocorra sem gerar cheiro ou líquidos. O adubo orgânico de boa qualidade gerado no processo será utilizado no Viveiro Municipal e nas hortas das escolas municipais.

O Projeto receberá alunos e outros interessados a aprenderem o método utilizado e o processo de implantação, servindo como mais um instrumento de educação ambiental que também promove atitudes mais sustentáveis.

 27.09.2018 Projeto Piloto Compostagem (2).jpg

27.09.2018 Projeto Piloto Compostagem (3).jpg
27.09.2018 Projeto Piloto Compostagem (4).jpg27.09.2018 Projeto Piloto Compostagem.jpg