Alunos da rede municipal de ensino participam pela primeira vez de votação eletrônica

Publicado em: 05/10/2018

Essa iniciativa visa envolver os alunos para desempenharem com responsabilidade o papel de cidadãos, a fim de aprenderem, desde cedo, sobre democracia e voto consciente.

Com o intuito de incluir os alunos desde cedo nas questões ligadas às eleições, a Escola Municipal Professora Nilza Faria promove a cada dois anos o projeto “Construindo Cidadania”, com os alunos dos 3º, 4º e 5º anos da unidade. Nesta sexta-feira (05/10), os estudantes realizaram a votação dos candidatos que os representarão junto à Comissão de Articulação Pedagógica no próximo mandato.

A novidade deste ano foi que, pela primeira vez, as eleições foram feitas de forma eletrônica. Segundo a diretoria da escola, foi adquirido o programa “Apertaquem”, alimentaram o software e os alunos puderam ter essa experiência mais próxima da realidade.

Durante o segundo semestre letivo, os professores desenvolveram atividades em sala de aula com temas voltados à democracia, cidadania, realidade das eleições, direitos e deveres, além de montarem debates em que os candidatos apresentaram suas propostas para os demais colegas.

Ao todo, foram 24 candidatos, dos quais 12 foram eleitos como representantes de classe. Eles acompanharão as reuniões da Comissão, juntamente aos professores, pais e demais membros, para poderem repassar as informações aos colegas. A escola possui 242 alunos matriculados.

A proposta dessa iniciativa é que os alunos aprendam a exercer o papel de cidadão desde cedo, a fim de que estejam aptos a votarem conscientemente e a cobrar de seus candidatos quando atingirem a idade eleitoral.