Novo método de prevenção à infecção pelo vírus HIV chega a Bragança Paulista

Publicado em: 17/10/2018

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, passa a oferecer a partir desta terça-feira (16/10) novo método de prevenção à infecção pelo vírus HIV - a Profilaxia Pré-Exposição – PrEP.

A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da AIDS infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.

Segundo consta no portal Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, o PrEP não é para todos, compõem o público prioritário: Gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, trabalhadores(as) do sexo, além desses quem frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais), tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento, faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis. (http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/prep-profilaxia-pre-exposicao)

A PrEP não previne outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção como camisinha, gel lubrificante, dentre outros”, disse o Infectologista e Professor da USF, José Ribamar Mendes.

Os atendimentos ocorrerão todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, sendo realizados no CTA, nas salas 24 e 26, no Centro de Saúde Dr. Lourenço Quillici. Para maiores informações ligar no (11)4033-4385.