Secretaria de Educação participa da Comissão de Educação

Atualizado em: 17/10/2018

A Secretaria Municipal de Educação esteve presente na reunião a pedido dos vereadores para falar sobre a gestão compartilhada na rede municipal de ensino. Ela falou à Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social, nesta quarta-feira (17/10), na 37ª Sessão.

A Secretaria explicou que foi realizada intensa pesquisa em diversos municípios do estado no qual o procedimento gerou resultados positivos. A decisão foi tomada após diversas reuniões com o Conselho Municipal de Educação, composto por professores da rede municipal e estadual e aprovaram a gestão compartilhada no município. A Secretaria falou ao Legislativo que será possível melhor aproveitamento do corpo docente e com isso um sistema de ensino mais efetivo para os alunos. As mudanças serão feitas a partir do próximo ano letivo e durante o período diversas reuniões com a equipe da rede de ensino bem como pais de alunos serão realizadas.

Ao final de reunião, a Secretaria colocou a Administração Municipal à disposição para outros esclarecimentos que se façam necessários por parte do Legislativo, do corpo docente ou da população e reiterou que o principal objetivo da Administração é oferecer educação de qualidade ao maior número de alunos, ampliando o serviço à população.

A proposta da Administração Municipal é realizar gestão compartilhada principalmente nas 3 novas creches que serão inauguradas e adequar as unidades escolares para melhor aproveitamento e desenvolvimento do ensino municipal.

As novas creches atenderão juntas mais de 600 crianças dos 0 aos 3 anos de idade localizadas no Jardim Vista Alegre, Padre Aldo Bolini e CDHU Saada Nader Abi Chedid. A escolha dos bairros foi definida, à época, pela demanda da região e disponibilidade de terreno público para a construção. A estrutura das creches será composta por 6 salas de atividades, 1 berçário, refeitório, sala de educadores, banheiros para os alunos, cozinha, dispensa para armazenamento de alimentos, lavanderia, bebedouros instalados no pátio, refeitório, sala da direção, solário, para atividades ao ar livre, entre outros. Com as novas unidades, a Administração espera acabar com o déficit de vagas de creche no município e com isso, propiciar aos pais tranquilidade com relação ao atendimento dos filhos em locais adequados com boa infraestrutura, além de possibilitar aos pais a liberação para o trabalho.