Realização de exames de imagens aumenta expressivamente no município

Publicado em: 26/10/2018

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os números de realização de exames de imagens do município aumentaram expressivamente, (ultrassom, raios x, tomografia, colonoscopia e outros).

A demanda reprimida em exames de imagens em janeiro de 2017 (herança de 2016) era de 25.560 e caiu para 7.034 até outubro deste ano. No ano de 2016, houve atendimento de 15.601 pacientes, sendo em média 1.300 por mês. Em 2018 os números aumentaram, foram 46.676 pacientes atendidos, sendo 5.186 pessoas em média por mês, mostrando um crescimento de 298%.

A paciente Vanessa da Silva Franco, que passa pela unidade ESF Vila Motta, conta que a marcação para realização do exame foi rápida. “Passei com o médico e ele me solicitou um Raio-X. Marquei e foi bem rápido. Agraço ao funcionário que fez o exame, ele foi bem atencioso”, disse.

Maria Cecília Fachim Martignago relata sempre fazer exames de prevenção como mamografia, densitometria óssea, colonoscopia, dentre outros. Maria também elogia a rapidez na realização dos exames e também a atenção dos profissionais com os pacientes.

O crescimento da realização dos exames foi possível devido, principalmente, ao grande investimento da Administração Municipal nas compras. A Secretaria Municipal de Saúde explicou que no início do ano passado  deparou com milhares de pessoas na fila de espera, algumas há vários anos. Com isso, adotou diversas medidas para agilizar o atendimento.