Administração inicia trabalho de orientação referente a doença de chagas na zona rural

Atualizado em: 29/10/2018

Na oportunidade, também serão intensificadas as ações de combate à febre maculosa

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, iniciou na última sexta-feira, (26/10) um trabalho de orientação educativa contra a doença de chagas, no bairro Morro Grande da Boa Vista dos Silvas.

As ações ocorrerão em todos os bairros da zona rural, toda quinta e sexta-feira. O objetivo é realizar trabalho de ação educativa aos moradores e proprietários de pesqueiros e verificar se há incidência do ‘Triatominae’ (espécie de barbeiro), contaminado com o ‘Trypanosoma cruzi’.

A doença infecciosa causada pelo ‘Trypanosoma cruzi’, que se caracteriza por uma fase inicial aguda e sinais e sintomas nem sempre percebidos podem evoluir para uma fase crônica com comprometimento cardíaco ou digestivo. É transmitida por um inseto conhecido popularmente como barbeiro ou chupança, contaminado com o parasita, causador da doença, que circula no sangue e ataca o coração, esôfago, intestino, fígado e baço.