Administração Municipal acompanha o encerramento do curso de Cultivo de Tomate Orgânico

Publicado em: 09/11/2018

Na manhã desta sexta-feira (09/11), foi realizado encerramento do curso de Cultivo de Tomate Orgânico, oferecido pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Bragança Paulista.

Na ocasião, o Vice-prefeito Amauri Sodré, representando o Prefeito Jesus Chedid, e a Secretária de Desenvolvimento dos Agronegócios Gislene Bueno, estiveram no Sítio São Cosme e Damião, que fica no bairro Estiva do Agudo. Esse local foi disponibilizado pelo presidente da associação de moradores do bairro, Rogério Teixeira, para a realização das aulas.

O curso teve início no dia 7 de junho, com aulas práticas e teóricas, ministradas pela Engenheira Agrônoma e instrutora do SENAR, Flávia Sellmer Antoni. Essa capacitação foi dividida em seis módulos: 1. Preparo de solo; 2. Plantio; 3. Condução da planta; 4. Pragas, Doenças e Tratos Culturais; 5. Colheita e 6. Comercialização.

O Vice-Prefeito Amauri Sodré e a Secretária Gislene Bueno, parabenizaram os quinze alunos concluintes do curso, conheceram a horta, as dependências do sítio e informaram que agendarão uma solenidade no Gabinete do Executivo para a entrega dos certificados de conclusão de curso. Além disso, o Vice-prefeito informou que a Administração Municipal está aberta a novas parcerias de cursos para o produtor rural.

O curso teve um excelente aproveitamento, haja vista que esta turma foi muito participativa, colaboraram com todas as dinâmicas realizadas e colocaram a mão na terra. Os frutos ainda estão verdes, mas estarão prontos para a colheita em 10/15 dias. Hoje colocamos toucas cirúrgicas nos tomates que estão no pé para protegê-los dos insetos”, disse a instrutora Flávia Sellmer Antoni.

O SENAR oferece mais de trinta cursos gratuitos para produtores rurais em Bragança Paulista, quem tiver interesse deve procurar o Sindicato Rural, localizado na Rua Cândido Moraes Leme, nº 455 e o telefone é o (11) 4034-0440 ou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, que fica nas dependências do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta) e o telefone é o (11) 4035-7670.

09.11.2018 Plantio de tomate (3).JPG