Administração prestigia solenidade em comemoração aos 100 anos de fundação do Tiro de Guerra

Atualizado em: 12/11/2018

Na última sexta-feira (09/11), foi realizada uma solenidade em comemoração ao centésimo ano de fundação do T. G. 02-009, antiga “Linha de Tiro 464”, na sede do Tiro de Guerra de Bragança Paulista.

Na ocasião, estiveram presentes o Vice-prefeito e paraninfo da turma Amauri Sodré, representando o Prefeito e diretor do Tiro de Guerra Jesus Chedid, acompanhado de sua esposa Cleide Izepi da Silva, o General de divisão Adalmir Manoel Domingos – comandante da 2ª Região Militar, Subtenente Ronaldo Leal Ferreira – Adjunto de comando da 2ª Região Militar, o Subtenente Francisco Eudes Morais da Cunha – instrutor chefe, Subtenente Elvio Brenner Vilamaior e demais integrantes do Tiro de Guerra.

Após a formação da mesa de autoridades, foram prestadas as honras militares ao comandante da 2ª Região Militar, o General Adalmir Manoel Domingos e, em seguida, o monitor 27 Damasceno, destaque do mês de outubro, fez a apresentação da tropa.

O ex-atirador da turma de 1940 e ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (criada por ocasião da 2ª Guerra), Moacir Pinheiro, foi homenageado por seu sacrifício, bravura e glória, em defender a honra da pátria e os ideais de liberdade e democracia. O Subtenente Elvio Brenner Vilamaior, fez a leitura do histórico do TG, segundo ele, a pesquisa foi feita no Museu da cidade e também no Centro de Apoio de Suporte Documental da USF, onde encontraram vários jornais e livros de registro da época.

Durante a solenidade também foi realizado o canto da canção do Exército, letra do tenente coronel Alberto Augusto Martins e música de Teófilo de Magalhães e descerramento da placa comemorativa aos 100 anos de fundação do Tiro de Guerra.

O Vice-prefeito Amauri Sodré, ao fazer o uso da palavra, parabenizou o centenário do TG 02-009 e agradeceu por ter sido escolhido como o paraninfo da turma de 2018. “Em nome da Administração Jesus e Amauri agradeço a presença dos familiares dos atiradores nesse momento tão importante para eles. Estive na aula inaugural e é uma honra estar nessa solenidade de encerramento”, finalizou Amauri Sodré.

É uma honra ter uma oportunidade de comemorar o centenário dessa instituição criada com tanto amor e carinho aqui em Bragança Paulista, que, durante esses cem anos, cumpriu a sua finalidade institucional, mas acima de tudo contribuiu para formar verdadeiros cidadãos para compor a sociedade bragantina, da qual meu orgulho de fazer parte”, disse o Subtenente Francisco Eudes Morais da Cunha.

Também estiveram presentes prestigiando o evento os vereadores Beth Chedid, Sidney Guedes, Rita Leme e Natanael Ananias e o Padre José Roberto Casava, da Paróquia Coração Imaculado de Maria.