Administração Municipal participa de evento do Sebrae sobre o Potencial Turístico de Bragança

Atualizado em: 13/11/2018

Na noite da última segunda-feira (12/11), foi realizado no Centro Cultural Geraldo Pereira, o evento “Potencial Turístico de Bragança Paulista: Aproveite o turismo para lucrar mais e alavancar seu negócio!”. Essa reunião foi realizada pelo Sebrae-SP Jundiaí, com o apoio da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Turismo.

O objetivo desse encontro foi de profissionalizar, alavancar e fortalecer o turismo de Bragança Paulista. Estiveram presentes as Secretárias Municipais Vanessa Nogueira (Cultura e Turismo) e Gislene Bueno (Agronegócios), o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) André Azzi, membros da rede hoteleira, artesanato, comércios, bares, restaurantes, representantes do Coletivo Socioambiental e da Associação Bragança Mais, entre outros.

Na ocasião, o Analista de Negócios SEBRAE-SP Jundiaí e Mestre e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, Guilherme Mendes Thomaz, ministrou a palestra “Oportunidades e Benefícios do Turismo para seu negócio”. Em seguida foram apresentadas soluções setoriais Sebrae-SP Turismo Bragança Paulista.

A Secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira, disse que agora é o momento de executar os planos que estavam sendo planejados há algum tempo. “Quem faz acontecer o turismo é a iniciativa privada, cabe a Prefeitura dar todo o apoio necessário, oferecer infraestrutura, sinalização e traçar diretrizes para o fomento do turismo, colocando o nome da cidade no roteiro turístico brasileiro”, finalizou Vanessa Nogueira.

Seguindo o que está no Plano Municipal de Turismo, que tem o intuito de tornar a atividade turística um importante segmento econômico para o desenvolvimento de Bragança Paulista, a Administração Municipal tem ajudado a alavancar produtos que são feitos na cidade linguiça, café e mel, além dos que estão se destacando cachaça e cerveja bragantina.

Conforme proposto no Projeto de Lei nº 9465/2018, de autoria do Deputado Herculano Passos, que está tramitando na Câmara dos Deputados, a Prefeitura está fomentando a estruturação da Indicação Geográfica (IG), com o objetivo de tornar a cidade a Capital Nacional da Linguiça. Além disso, foi resgatado o tradicional Festival da Linguiça, evento que representa a identidade da cidade, sendo um importante atrativo turístico que fomenta investimentos na cidade.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, foi criada a Associação de Cafeicultores de Bragança Paulista, que tem como objetivo revitalizar a tradição cafeeira na região, modernizar os métodos de produção e gestão, trabalhar de maneira sustentável e ambientalmente equilibrada e criar um café diferenciado, especial e de alta qualidade para competir no mercado nacional e internacional.

No início do ano, foi inaugurado o Barracão Industrial e Central de Processamento de Mel - Central Apícola, localizado no “Ceasinha – Centro de Abastecimento de Bragança Paulista”, que fica no bairro Jardim da Fraternidade, zona norte da cidade. Nesse local foram instalados equipamentos e utensílios que estão sendo utilizados pela Associação dos Apicultores da Região Bragantina (AARB), com o intuito de oferecer subprodutos do mel da mais alta qualidade à população.

Nesse encontro, ficou definido que uma das primeiras soluções será a uniformidade da linguagem e discurso dos envolvidos com o turismo, com o intuito de focar em um pensamento coletivo que beneficiará a todos.