GOPI realiza diversas ações operacionais durante o feriado prolongado

Publicado em: 22/11/2018

Nesta quarta-feira (21/11) foi divulgado relatório das ações de segurança entre os dias 15 e 20 de novembro pelo GOPI – Gabinete de Operações Integradas, com o apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, SEMADS e Secretarias de Fiscalização, como operações de fiscalizações em bares, abordagens sociais e bloqueios de vias.

Abordagem social - As operações de abordagem social foram realizadas pelo Centro Pop, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar nos locais com maior concentração de pessoas em situação de rua, como Praça do Matadouro, Concha Acústica, Praça da Bíblia e arredores, Rodoviária nova e arredores, Praça Central, Praça do Rosário, Rodoviária Velha, Rua Santa Isabel, Av. Pires Pimentel, R. São Pedro. Foram abordadas cerca de 14 pessoas por dia e concedidas 07 passagens para a cidade de origem ou destino.

Operação bloqueio - ação em conjunta com a GCM e Polícia Militar teve como objetivo proceder abordagem policial em pontos estratégicos, identificar e capturar procurados da justiça, veículos roubados ou furtados, entre outros. Foram abordados no total 19 veículos, 15 motocicletas nas quais 02 foram recolhidas por falta de licenciamento, 57 pessoas pesquisadas e 06 autos de infrações de trânsito.

Operação fecha bar - na sexta-feira 16/11 foram abordados 7 bares entre as 21h às 00h00, dos quais 3 foram fechados por falta de documentação – um deles já havia sido lacrado e o responsável foi conduzido ao plantão policial. Das 60 pessoas abordadas foi encontrada uma criança de 04 anos com o pai e foi acionado o conselho tutelar para providências. Na segunda-feira 19/11, dos 6 bares abordados, apenas um estava em funcionamento e foi fechado, por falta de documentação.

Parada LGBT – A Guarda Civil Municipal, em parceria com a Polícia Militar e as Secretarias de Mobilidade Urbana, Cultura, Serviços, Saúde, Juizado de Menores e Fiscalização acompanhou o evento desde o início na R. José Gomes da Rocha Leal até a chegada na Concha Acústica para manter a ordem no evento e as interdições necessárias das vias com segurança e não houve registro de ocorrência.

Registros de Ocorrências – de acordo com os registros de ocorrências no plantão da Polícia Civil, as forças de segurança do município registraram entre o período o descumprimento de medidas protetivas de urgência, embriagues ao volante, uso de documentos falsos, furto, homicídio tentado (violência doméstica), receptação, furto em interior de veículos, ameaça – resistência e desacato, resultando em 10 ocorrências policiais de prisão em flagrante.

O Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Alexsandro Olegário da Silva explicou que o GOPI realizará reunião prevista para a próxima semana, com o intuito de fazer um balanço das ações realizadas durante o feriado e dias subsequentes da primeira reunião, bem como traçar algumas metas para a operação natal seguro. “O objetivo é dar sequência ao trabalho para garantir um serviço de qualidade à população”, afirmou o secretário.