Administração discute planos para a segurança pública nos próximos anos

Publicado em: 13/12/2018

Prefeito Jesus Chedid recebe Delegados da Seccional de Bragança e fala sobre projetos e parceria no trabalho em prol do combate à criminalidade.

Na tarde desta quarta-feira (12/12), o Prefeito Jesus Chedid recebeu no Gabinete Executivo do Paço Municipal o Delegado de Polícia Assistente Dr. Lauro Mário Melo de Almeida e o Delegado de Polícia Titular do 1º Distrito Dr. Sandro Montanari Ramos de Vasconcellos, da Seccional de Bragança, para falar sobre os planos e propostas de trabalho no âmbito da segurança pública da cidade e região bragantina. 

A Administração destaca o trabalho conjunto realizado por meio da Secretaria de Segurança de Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal com as forças de segurança da cidade, principalmente com a Polícia Militar e Polícia Civil. Na área de atuação da Polícia Judiciária, foram apresentadas propostas para os próximos anos e um plano de segurança que envolve o Executivo Municipal como parceiro. 

A apresentação dessa proposta e plano de trabalho foi um pedido do Prefeito Jesus e do Deputado Estadual Edmir Chedid para que a Administração e o parlamentar possam discutir e intervir junto ao Governador eleito João Dória e seu vice Rodrigo Garcia em prol das demandas da cidade e região para a segurança. 

Segundo Dr. Sandro Montanari, as demandas apresentadas têm o objetivo de aumentar a efetividade da polícia judiciária no combate à criminalidade. “Apresentamos planos e indicamos um excelente caminho para a segurança pública” reiterou o Delegado Lauro. 

No plano de segurança apresentado, traçam as principais necessidades e medidas diretamente ligadas à atuação da Delegacia Seccional de Polícia, dentre elas: aumento do efetivo policial; criação dos inspetores civis (GCMs escolhidos com perfil para investigação policial); investimento em sistemas de vigilância com câmeras de monitoramento; criação do Plantão Policial – modernos centros de atendimento denominadas Delegacias Participativas; ampliação dos Núcleos Especiais Criminais (funcionam contra a impunidade de crimes de menor potencial ofensivo); criação de um Grupo Operacional Especial em Bragança Paulista (apoio na realização de mandados de busca e apreensão); entre outras. 

As medidas propostas têm como fundamento o esclarecimento de crimes, melhoria no atendimento à população, combate à impunidade através de medidas relativas à Justiça Restaurativa, maior segurança na atuação da Polícia Civil e melhoria no fluxo de presos nas cadeias da região. 

O Prefeito Jesus Chedid ressaltou a importância do atendimento às demandas e que encaminhará todas as propostas para o Deputado Edmir, que deve articular junto ao Estado audiências sobre o assunto. 

Acompanharam a reunião os Secretários Municipais José Galileu de Mattos (Chefe de Gabinete), Tiago José Lopes (Assuntos Jurídicos) e Marcos Tasca (Governo) e o convidado Dorival Francisco Bertin, que tem vasta experiência na área de segurança do município.