Administração libera pagamento antecipado das férias dos professores

Atualizado em: 14/12/2018

Programação financeira possibilitou a antecipação.

Conforme anunciado pelo Prefeito Jesus Chedid, o pagamento das férias dos profissionais da educação do município, com vencimento em 20/12, já está disponível para os professores nesta quinta-feira (13/12). A antecipação foi uma determinação do Prefeito Jesus Chedid, que mobilizou as Secretarias Municipais de Finanças e de Administração para uma programação financeira e a Divisão de Recursos Humanos quanto ao fechamento da folha de férias. 

A Administração Municipal faz questão de enaltecer o trabalho de saneamento financeiro do Município, que possibilita o pagamento em dia dos servidores, fornecedores e demais despesas municipais. Trata-se de um grande esforço da atual gestão, que herdou uma Prefeitura seriamente endividada e com suas certidões vencidas e/ou bloqueadas. 

A situação agora é totalmente diferente daquela encontrada em 2017, só os salários referentes às férias da Educação, de dezembro de 2016 e não pagas na última gestão, oneraram a atual Administração em mais de 7 milhões de reais (R$ 7.430.397,91), sem reserva ou previsão orçamentária para tal. 

Diante da situação, a Administração fez um esforço para viabilizar uma forma da Prefeitura poder arcar com esse compromisso de pagar as férias aos profissionais. Assim, foi publicado um decreto parcelando as férias em duas quinzenas, a primeira em janeiro e a segunda em julho. Excluindo os profissionais em “dobra de férias”.

 

Além do impacto financeiro, a gestão anterior deixou o calendário escolar com 10 dias de recesso e férias postergadas para a terceira semana de janeiro, programadas para 30 dias corridos a partir do dia 13 de janeiro, o que comprometeu o calendário escolar e o início das aulas, que ocorreu só no dia 22 de fevereiro.